Designer é uma profissão popular que tem várias variedades. Cada linha de trabalho envolve um trabalho específico e uma gradação de rendimentos. Os tipos de designers que são procurados serão discutidos abaixo.
O objectivo dos especialistas torna-se a criação de uma imagem atractiva. Normalmente é um logótipo, ícones ou embalagem. Uma área separada da profissão é o conteúdo visual para os meios de comunicação social, os postos e as capas. Do ponto de vista dos peritos, este tipo de concepção é adequado para pessoas com um pensamento sistemático e lógico. Este trabalho vai requerer Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign.
Um webdesigner desenvolve arquitectura para ambientes virtuais e sítios da Internet (lojas, websites, blogs). O principal objectivo do Web Designer é criar um conteúdo claro, atractivo e informativo. Ele é contratado por empresas para projectos funcionais ou comerciais. Outras tarefas da profissão incluem:
O web designer ganha em média entre 2.000 e 4.000 euros por mês. No entanto, o nível de rendimento depende dos projectos implementados. O freelancing é uma fonte adicional de rendimento.
Este tipo de actividade de designer envolve a concepção de interfaces de utilizador. Isto refere-se a jogos, aplicações e websites. A diferença de um webdesigner está na investigação da interacção do utilizador com o produto. Sem isto, é impossível alcançar as suas metas e objectivos.
A tarefa de um designer de jogos consiste em desenvolver a interface de um jogo, a funcionalidade de uma conta pessoal e os mecanismos de interacção entre o cliente e o produto. O personagem tem de responder prontamente às exigências do utilizador. O trabalho é semelhante ao de um UX-designer, que sistematiza o mundo virtual.
O motion designer lida com a animação de gráficos 2D e 3D. O produto deve captar a atenção do utilizador. Este tipo de gráficos é frequentemente encontrado em filmes, jogos, anúncios publicitários e redes sociais. A tarefa principal torna-se o desenvolvimento de uma imagem memorável, capaz de transmitir a ideia ao público alvo.
Duas áreas de desenho que estão estreitamente interligadas uma com a outra. O segmento de produtos tem tudo a ver com a criação de um conceito de produto ou serviço. O desenho industrial visa criar uma imagem positiva do produto para o consumidor através de imagens impressionantes e de uma lista de benefícios.
Um especialista cria produtos interactivos (instalações e apresentações). O objectivo do projecto é atrair o número máximo de utilizadores. A ligação emocional com o público alvo e o estudo das suas necessidades actuais não são de pequena importância para um designer interactivo.
O desenho arquitectónico envolve o desenvolvimento do aspecto exterior dos edifícios e o planeamento dos espaços. Um especialista trata de cálculos matemáticos no domínio da construção: determina a carga admissível de estruturas portantes e não portantes, a disposição das salas, o nível de iluminação.
O designer espacial tridimensional (3D) é especializado em personagens realistas. Ele dá-lhes forma, volume, expressões faciais. O empregado do AR desenvolve o segmento de realidade aumentada. Estes são espectáculos virtuais, monumentos arquitectónicos, projecções de museus com um significado semântico.
Assim, existem dezenas de tendências de design. Cada ramo tem objectivos únicos e requer determinados conhecimentos, aptidões e capacidades. Quanto mais complexa for a tarefa, mais elevado será o salário do especialista.